Pesquisadores (as) Associados (as)

Profa. Roberta Mendonça de Carvalho 

Dra. Roberta Mendonça De Carvalho é Professora no Programa de Estudos Urbanos da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Além disso, na mesma instituição, ela é afiliada ao Centro de Estudos Globais e ao Centro de Estudos Latino-Americanos, onde coordena o recém-lançado Amazonian Studies Program. Roberta possui uma formação interdisciplinar que congrega bacharelado em Administração de Empresas, mestrado em Desenvolvimento Local e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará, e um doutorado em Geografia pela Universidade da Flórida.

Sua pesquisa associa perspectivas globais e locais para abordar a perda e a importância de espaços verdes urbanos e serviços ecossistêmicos, além de abordar o processo de urbanização na Amazônia.  Ela destaca a necessidade crucial de integrar as cidades amazônicas nos diálogos sobre sustentabilidade.

Além de sua carreira acadêmica, Roberta acumula experiência profissional nos setores privado, governamental e de ONGs, com foco em meio ambiente, desenvolvimento local e relações internacionais. Ela é afiliada ao Amazon Dams Network, foi bolsista do Water Institute na Universidade da Flórida e recebeu o Prêmio Ruth McQuown, uma distinção para mulheres nas ciências sociais. Além disso, ela é pesquisadora internacional afiliada ao Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia, LEGAL.

ORCID: http://lattes.cnpq.br/3755380812511630