Balanço das eleições municipais em Palmas (TO)

Cynthia M. Miranda, Liana Vidigal Rocha, Cristiano A. Viana, Albertina V. de Melo

No pleito majoritário na capital, Palmas, o resultado eleitoral de 2024 surpreendeu com a eleição de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) no segundo turno para prefeito. Cabe destacar que foi a primeira vez que a cidade teve segundo turno nas eleições municipais, em decorrência do aumento no número de eleitores.

O resultado do primeiro turno foi: Janad Valcari (PL) com 39,22% dos votos válidos e apoiada pelo governador do estado Wanderlei Barbosa (Republicanos); Eduardo Siqueira Campos (Podemos) com 32,42% dos votos válidos e com o apoio do vice-governador do estado Laurez Moreira (PDT). Já o candidato apoiado pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), Júnior Geo (PSDB), ficou em terceiro, recebendo 27,99% dos votos válidos. Já Lucia Viana (PSOL) teve 591 votos válidos (0,37%).

Figura 1: Resultado do Primeiro turno
Fonte: TSE

No segundo turno, Eduardo Siqueira foi o vencedor com 53,03% dos votos válidos, enquanto a adversária Janad Valcari (PL) obteve 46,97% dos votos válidos. O resultado da eleição apontou que o candidato conseguiu uma boa transferência de votos do candidato derrotado no primeiro turno, Júnior Geo, e assim observou-se que o apoio da prefeita no segundo turno foi determinante para a vitória de Eduardo Siqueira.

Figura 2: Resultado do Segundo turno
Fonte: TSE

Vale destacar que Janad Valcari (PL) formou uma forte coligação, reunindo partidos como União, Republicanos, Avante, MDB, PP, PRD, DC, Solidariedade e PMB. Essa comunhão foi importante do ponto de vista político, mas também econômico, uma vez que recebeu o maior volume do fundo partidário. Além disso, a candidata teve o apoio dos senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra (União).

No que se refere ao resultado do pleito proporcional, o quadro abaixo mostra um resumo da eleição realizada para a Câmara Municipal de Palmas em 2024. É importante lembrar que, nessas eleições, o número de vereadores passou de 19 para 23 em comparação com 2020.

Gráfico 1: Vereadores eleitos em Palmas (TO) nas eleições 2024
Fonte: TSE

O PSDB foi o partido com os dois vereadores mais votados, sendo Márcio Reis (2.912 votos) em primeiro e Folha (2.645 votos) em segundo. Contudo, o PL teve o maior número de representantes eleitos: Marcos Júnior (1.962 votos); Joatan de Jesus (1.821 votos); Thiago Borges (1.799 votos); Josmundo (1.786 votos) e Juarez Rigol (1.679 votos). Juntos, os vereadores eleitos do PL obtiveram 9.047 do total de votos válidos.

Já o partido do governador Wanderlei Barbosa, Republicanos, foi o segundo com mais representantes eleitos. Os quatro vereadores que vão ocupar uma vaga na câmara em 2025 são: Karina Café (2.643 votos); Marilon Barbosa (2.247); Dr. Vinícius Pires (2.227 votos) e Professora Iolanda Cardoso (1.712 votos).

Gráfico 2: Partidos com mais representantes eleitos
Fonte: TSE

Outro aspecto que se destacou no resultado das eleições de 2024 em Palmas (TO) foi o fato de que, dos 23 vereadores eleitos, 15 são novatos. Porém, vale ressaltar que o número de vagas aumentou em relação às últimas eleições, ampliando assim a quantidade de novos representantes para a câmara municipal da capital. Ainda assim, é possível afirmar que o grau de renovação foi significativo, tendo em vista que onze vereadores não conseguiram se reeleger. No gráfico 3, é possível ver que apenas oito candidatos conseguiram ser reconduzidos ao cargo.

Gráfico 3: Número de eleitos e reeleitos em 2024
Fonte: TSE

Os vereadores que conseguiram se reeleger em 2024 são: Marilon Barbosa (Republicanos); Joatan de Jesus (PL); Waldson da Agesp (PSDB); Rubens Uchoa (União); Márcio Reis (PSDB); Folha (PSDB), Josmundo Vila Nova[1] (PL) e Iolanda Castro (Republicanos). Destaca-se que todos os vereadores reeleitos em 2024 pertenciam a outros partidos em 2020[2].

Gráfico 4: Número de representantes masculinos e femininos
Fonte: TSE

O quadro do resultado das eleições proporcionais surpreende pelo crescimento de mulheres eleitas (seis) em relação ao resultado do pleito eleitoral anterior (2020), que foram quatro. Além disso, cabe ressaltar que Marina Café (Republicanos) foi a terceira representante mais votada dentre todos os candidatos, obtendo 2.643 votos válidos, e Marycats da Causa Animal ficou em sétimo lugar com 2.215 votos. Já a professora Iolanda Castro, que em 2020 obteve a última vaga para a câmara municipal concorrendo pelo PROS, desta vez foi a 13ª representante mais votada, conseguindo 1.712 votos pelo partido Republicanos.

Nas eleições proporcionais de Palmas, cabe ainda destacar a eleição do primeiro mandato coletivo da capital e do Estado do Tocantins pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o Somos. O coletivo obteve 1.537 votos, ocupando a 16ª posição entre os eleitos e as eleitas para a Câmara Municipal.

Considerações

Ao analisar os dados levantados para este boletim, é possível pensar em alguns pontos relevantes para sustentar considerações a respeito do pleito municipal de 2024 em Palmas.

Mudança no cenário político: as eleições de 2024 foram marcadas pela introdução do segundo turno na capital. Com mais de 200 mil eleitores (as), a cidade teve, pela primeira vez, a disputa de segundo turno. Isso sugere também uma maior competitividade entre os candidatos e candidatas que disputaram o pleito.

Renovação da Câmara Municipal: nesta eleição o número de cadeiras passou de 19 para 23, o que prevê a Constituição Federal para cidades que tenham entre 300 e 450 mil habitantes. Palmas, de acordo com o Censo de 2022, contabiliza 302.692 mil moradores. Das 23 cadeiras disputadas nas eleições de 2024, apenas oito se mantiveram com candidatos reeleitos, o que resultou em uma taxa de renovação de 65,21% ao trazer 15 novos (as) vereadores (as) para a CMP.

Aumento da representatividade feminina na Câmara: o número de mulheres eleitas passou de quatro (2020) para seis (2024); isso pode apontar positivamente para uma maior representatividade feminina na política local, muito embora esse cenário ainda possa ser melhorado.

Forças no legislativo municipal: 3 vagas ocupadas por partidos de centro (MDB, Avante e Solidariedade), 18 vagas ocupadas por partidos de direita (PL, PSDB, Republicanos, União, PDR, Podemos, PP,) e duas vagas para partidos de esquerda (PT e PSB).

Ao destacar os pontos mais relevantes, é possível perceber que as eleições municipais de 2024, em Palmas, que pela primeira vez contou com segundo turno, promoveram renovação significativa na Câmara Municipal, aumentaram a representatividade feminina, destacaram o êxito da estratégia das coligações dos partidos de direita nas campanhas que resultou no aumento significativo de suas cadeiras em relação as eleições de 2020, ainda que o prefeito eleito é filiado a partido direitista, o Podemos.


  1. Josmundo Vila Nova de Souza (PL) foi suplente em 2020, tendo assumido o cargo de vereador após a eleição de Janad Valcari para a Assembleia Legislativa.


  2. Informações obtidas em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2020/11/15/veja-os-candidatos-a-vereador-eleitos-em-palmas.ghtml